sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cultura



Mauro Soares assina Carta-Compromisso com a Cultura

O candidato a prefeito Mauro Soares, da legenda 40, recebeu e assinou na última quinta-feira 27/09, uma Carta-Compromisso elaborada pelo movimento cultural de Cachoeiras, nela o candidato se compromete a cumprir a Lei do Sistema Municipal de Cultura, que foi recentemente aprovada na Câmara Municipal. A Lei reformula o modo como é gerida a cultura no município, segundo ela a gestão deverá deixar de ser conduzida apenas por uma Secretaria de Cultura (que hoje em dia faz parte de uma secretaria enorme junto com Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico), passando a ser administrada em conjunto com o Conselho de Políticas Culturais, com as Conferências de Cultura e com recursos de um futuro Fundo de Cultura.
Wellington Lyra trablhado pela cultura de Cachoeiras de Macacu.
— Esse é o resumo de tudo o que o movimento cultural espera do novo governo, e será preciso apenas seguir à risca seus apontamentos para que a gestão pública da Cultura dê um salto significativo de qualidade, saindo da estagnação em que se encontrava nos últimos três governos – afirma Wellington Lyra um dos formuladores da carta-compromisso.
A implementação de todos esses novos instrumentos tira da mão do secretário o poder exclusivo de decisão sobre os investimentos e prioridades do setor e compartilha este poder com o coletivo cultural, tornando essa gestão mais democrática e consequentemente mais produtiva. O candidato Mauro Soares destaca a importância desse compromisso para a valorização da cultura em Cachoeiras.
— Nossa cidade tem um potencial cultural enorme, só precisa ser bem gerido e essa carta-compromisso vem de encontro com as nossas propostas de gestão participativa. Nós cachoeirenses temos o orgulho de ter em nosso município tantos grupos de expressões culturais, como por exemplo, Associação de Artistas AVIVA, a associação de artesãos Mãos de Macacu, a Liga Cachoeirense de Capoeira. Não podemos deixar de ressaltar os grupos culturais que têm tido destaque no cenário atual, como o festival de Cinema MacacuCine, eleito a melhor ação de cinema do estado, o GRUCON com seu movimento de Consciência Negra que já tem 30 anos, o grupo teatral Látex de Japuíba ganhador de vários prêmios e editais, a associação de Capoeira Navio de Angola que possui núcleos também fora do país, e muitos outros, inclusive alguns desconhecidos do público, mas que também merecem nosso apoio – destaca o candidato Mauro Soares.
Com base no compromisso firmado com o movimento cultural de Cachoeiras o candidato apresenta suas propostas e projetos para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura em Cachoeiras de Macacu.
Artistas do Grupo cachoeirense Em Nós.
— Como já disse firmar esse compromisso com esses movimentos culturais, só reforça os nossos projetos para a cultura. Entre nossas propostas está a revitalização do Centro de Cultura e Arte. Também vamos incentivar nas Unidades de Ensino, a criação de Espaços Culturais abertos à população interagindo com artistas de diversas áreas. Precisamos colocar Cachoeiras no circuito cultura do Estado, e temos potencial para isso, em nossos projetos estão à construção do Museu Rural e o Museu da Ferrovia. Além disso, é preciso fazer o tombamento, proteção, recuperação e/ou reconstrução de prédios históricos de nossa cidade — afirma o candidato Mauro Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário